terça-feira, 24 de abril de 2012

Desaparecidos.





Olá amores!!!

Na última sexta feira 20/04/2012, 5 jovens estudantes saíram do Espírito santo em direção a cidade de Prado, na Bahia e simplesmente desapareceram no trajeto que é de cerca de 3 horas de viagem.
Estou escrevendo sobre isso pq já trabalhei com divulgação de desaparecidos pela internet e sei um pouco sobre o assunto. Fiquei indignada de saber que a polícia mesmo nesse caso entende que tem que esperar 48 horas para começar as buscas. Como assim??
Para início de conversa em qualquer caso de desaparecimento é absurdo que a lei entenda ser necessária essa espera, ainda mais num caso como esse em que os jovens ligaram para as familias e avisaram que estavam a caminho, que parariam somente para fazer um lanche e em seguida chegariam.
Gente, cada caso é um caso, mas vamos partir do pricípio de que o minimo a fazer seria buscar pela estrada sinais de algum acidente que não tivesse sido visto por alguém e poderia ter passado despercebido.
Existe no Brasil um movimento pela criação aqui do Alerta Amber (http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2008/01/11/movimento-pela-criacao-do-alerta-amber-no-brasil/)está á anos esperando ser aprovado, se vc que está lendo ainda não assinou essa petição, por favor, assine, hoje é o filho de um desconhecido, amanhã pode ser o seu. Mas voltando ao assunto pq esperar tanto tempo? Sei que muitos casos são de jovens que fogem de casa, ou com namorado (a), ou pra farrear, mas acredito que nesses casos seria bom a aplicação de medidas sócio educativas para que entendessem ter feito besteira. Mas nos casos de sequestro, estupro e afins, a rapidez com que se começa a procura é fundamental para um resultado positivo, basta que leiam no link do Alerta Amber que postei acima e ver o caso da própria menina Amber, se tivesse havido rapidez nas buscas talvez ela tivesse sido encontrada com vida.
Todos os anos cerca de 40 mil crianças desaparecem no Brasil e de 10 a 15% delas jamais serão encontradas, fora o fato de que 74% delas são mortas durante as primeiras 3 horas após o rapto.
Será que esssas estimativas não são suficientes para que haja uma mudança?
Temos que entender que existem assuntos que dependem da mobilização da sociedade e esse é um deles. É a hora de todos gritarmos por mudanças nesse aspecto da lei. Eu me coloco no lugar desses pais, irmãos, familiares dos desaparecidos e não consigo sequer imaginar a angústia do "não saber". Se alguém que amamos morre nós sofremos é claro, mas sabemos o que aconteceu, onde a pessoa esta, agora imagine não ter absolutamente nenhuma notícia, como se a pessoa tivesse desaparecido no ar?
Temos que parar de ser egoístas e pensar que poderíamos ser nós ali sofrendo, pedindo ajuda, esperando por uma notícia, mesmo que seja de morte, pq nossos mortos nós enterramos, choramos e sofremos, e mais cedo ou mais tarde essa dor ameniza, ainda que não deixe de doer, mas no caso de desaparecimento é uma dor constante, que não para, que vai te fazer imaginar um milhão de coisas que poderiam estar acontecendo com quem vc ama. Se puder, feche os seus olhos e imagine um amado seu, seja filho, marido, esposa, mãe, pai, irmãos, desaparecido e em como vc se sentiria. Isso vai fazer com que vc tenha uma leve, bem leve, amostra do que sentem os pais e familiares desses 5 jovens no dia de hoje.
Pense nisso e assine a petição. Faça a sua parte pra se um dia vc precisar ter ao menos mais rapidez nas buscas do que tiveram eles.

Tenham um bom dia amores!!!

Famke Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário