quinta-feira, 12 de abril de 2012

TPM Inferno tem nome.




"Brigou com o filho, deu um passa-fora no marido, despediu a empregada, jurou ódio mortal à melhor amiga e correu à janela para se jogar? Nesse exato momento sentiu um molhadinho entre as pernas,
rumou para o banheiro e não deu outra: menstruada!
Ufa. Tudo superado. Era só TPM."
(sonia hirsch)

Muitas mulheres tem esse inferno particular que atende pela "alcunha" de TPM. Eu raramente passo por isso, sou privilegiada, mas devo dizer que as vezes em que me vi de TPM foram momentos de terror.
Se os homens tivessem a mais vaga idéia do que essa alteração hormonal é capaz de fazer com a nossa cabeça eles dariam muito mais valor a nós, mulheres.
É como se o mundo se transformasse diante dos nossos olhos e todos os outros seres humanos virassem inimigos em potencial.

Pesquisa feita num presídio feminino dos EUA mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período de TPM.
Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação.
Os juízes são até mais benevolentes com as mulheres criminosas quando elas alegam TPM, nada mais justo
pq é algo tão infernal, mas tão infernal que quase enlouquecemos (ou realmente enlouquecemos, vai saber).

Os sintomas podem variar de mulher pra mulher, então vamos aos tipos mais comuns:

A bruxa

Alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte; os sintomas apontam alto nível de estrogênio e baixa progesterona.

A monstra

Aumento de peso, flatulência, inchaço abdominal, edema no rosto, nas mãos e nos pés, muita sensibilidade nos seios; indica excesso de sal no organismo com retenção de líquido e possível elevação de aldosterona, hormônio das glândulas adrenais.

A neurótica

Depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade em verbalizar; pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno; também é bom ver se há intoxicação por chumbo.

A comilona

Apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios; isto costuma indicar hipoglicemia reativa.

A pluriapta

Apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes: acne, gases, constipação, diarreia, enjôo, vômito, dor nas costas e problemas respiratórios.

Para alguns pode até parecer engraçado mas não é.
Exercicíos fisicos leves, ioga, chá de ervas tipo: camomila, enfim, existem várias coisas que podem amenizar o seu inferno. O principal é saber, principalmente vcs homens, que já foi cientificamente provado que carinho e um pouco de compreensão podem ser fundamentais nessa hora (e garantir a sobrevivência do macho do casal rsrsrs).

Pra terminar vou postar aqui um pequeno guia prático que encontrei navegando e achei interessante pra evitar que vcs, homens, sofram algum "pequeno acidente" durante essa fase das suas tão amadas mulheres.
São algumas sugestões de como dizer e não dizer algumas coisas durante esse período:
         
           
PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.

Espero ter ajudados vcs meninos.
Tenham um dia maravilhoso.


Famke Grey.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,meu jesus misericórdia!Porque sera que existe a tpm?? Pq sera que deus permitiu que esse processo exista ?? Deve ser pra depois ou durante a crise de tpm ,as mulheres ficam mais sábias e façam coisas que antes talvez elas não tenhan coragem?Ou sera a falta de paciência e é a hora que tudo chega no limite?? Acho que é pouco de cd viu...

    ResponderExcluir