quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

UMA VIDA DE TRABALHO.



Morreu ontem Oscar Niemeyer.
Dispensaria maiores comentários somente pelo conjunto da obra mas se faz necessário falar algo sobre esse homem que foi um exemplo de homem trabalhador e apaixonado pela profissão que escolheu.
Vi alguns comentários aqui e ali, principalmente de pessoas mal informadas que acham que a única coisa que ele fez foi projetar Brasilia. Ledo engano e grande ignorância de quem pensa assim.
Niemeyer tem inúmeras obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo afora, que muitos parecem nem saber que são dele. Fora o fato de que através dele, do seu sucesso dentro e fora do nosso país, muitos grandes arquitetos tem hoje uma profissão de sucesso tbm, por terem trabalhado e aprendido com ele, que foi um verdadeiro mestre na sua arte.
Para os mal informados uma lista das suas principais obras,
com nome, local e data:
http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI2154107-EI3615,00-Veja+relacao+de+obras+de+Oscar+Niemeyer.html

Poucos sabem mas o projeto da sede da ONU em Nova York é dele. Um dos edifícios mais conhecidos do mundo.
É gente, Brasília foi apenas uma das muitas coisas que fez esse homem que viveu 104 anos e até o dia 2 de novembro, quando foi internado pela última vez vindo a falecer na noite de ontem, ele ia ao escritório todos os dias para trabalhar, mesmo não tendo necessidade de faze-lo.
Segundo o neto do arquiteto a morte da filha única Ana, em junho último, abalou as forças de Niemeyer e ele não foi mais o mesmo desde então.
Não vou me prolongar mais.
Deixo aqui a minha pequena homenagem a este homem que para mim foi um exemplo do que deve ser um homem, trabalhador. Mesmo com a fama e o dinheiro nunca deixou de trabalhar, de produzir coisas belas para que os nossos olhos possam se iluminar.
Vá em paz.

Famke Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário