sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Herói Brasileiro




Olá amores!!!

Tomou posse ontem o novo presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, e isso merece um post meu e aplausos de todos nós brasileiros. Trata-se da mostra de que não é preciso ter nascido em berço de ouro e ser loiro de olhos claros para se obter sucesso na vida. Precisa-se antes de mais nada de força de vontade, perseverança e principalmente caráter.
Sei que o que vou escrever agora vai chocar alguns mas sempre tentei escrever aqui exatamente os meus pensamentos e opiniões, e não seria este o momento de mudar isso. O fato do Dr. Joaquim Barbosa chegar a presidência do STF mostra a todos nós duas coisas:
1- Que mesmo os nascidos pobres e que estudaram em escolas públicas podem não só entrar na faculdade, mas obter sucesso na carreira que escolheram, desde que se proponham a isso e lutem por isso.
2- Que mesmo sendo negro ele não precisou de nenhuma  Lei que o colocasse mais facilmente numa faculdade, pois não é a cor da sua pele que determinou seu sucesso e sim o seu esforço pessoal.
O ministro nasceu em Paracatu, interior de Minas Gerais, filho de pedreiro e com 8 irmãos mais novos. aos 16 anos saiu de casa e foi sozinho para Brasilia onde passou a trabalhar na gráfica do jornal Correio Brasiliense. Chegou a trabalhar tbm limpando banheiros no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Brasília. Viveu assim até terminar o segundo grau, sempre estudando em escolas públicas. Estudou depois disso  na Universidade de Brasília, formando-se Bacharel em Direito e em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado. Trabalhou incansavelmente, prestou concursos públicos como qualquer mortal. Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Enfim...Basta procurar pelo nome dele no wikipedia e vão saber tudo que esse homem admirável fez e faz na vida.

Nossas universidades tem hoje um sistema conhecido como, SISTEMA DE COTAS. As cotas são raciais ou sociais. As sociais acho válidas pois, trata-se de incluir no ensino superior candidatos que são prejudicados no processo seletivo por terem tido menos oportunidades de aprimorar o estudo, ou seja, que estudaram em escolas públicas. Já as raciais, como o próprio nome já diz, são destinadas aos negros e pardos.
O que me incomoda nesse sistema é que, no meu parco entendimento, fica subtendido que negros e pardos não são capazes de estudar e passar num vestibular pela cor da sua pele?
E nas vagas sociais estarem incluídos indígenas e deficientes que tbm por serem quem são não podem ser inteligentes o bastante pra passar num vestibular a ponto de precisarem estar inclusos nesse sistema?
Pergunto isso pq o Ministro é a prova viva de que isso não é verdade. No tempo em que ele entrou na universidade não havia sistema de cotas e ele chegou onde chegou, assim como conheço inúmeras pessoas que mesmo sendo negras e pardas estudaram e se formaram na universidade. Tenho um amigo em sampa que é cego e fez duas faculdades, hoje dá aulas e é um homem totalmente vitorioso na profissão que escolheu.

Que a vitória e o sucesso do Sr Ministro Joaquim Barbosa faça com que as pessoas vejam que podem chegar onde querem com competência, estudo e vontade. E que ele tbm nos sirva e exemplo de caráter e dignidade pq mesmo tendo sido indicado ministro pelo ex presidente Lula, foi peça chave no processo, julgamento e posterior condenação dos caciques petistas envolvidos no mensalão.
Que surjam muitos Joaquins Barbosa no futuro.
O Brasil merece e precisa de homens como ele.
O Brasil precisa de heróis reais.

Tenham um ótimo final de semana amores!!!

Famke Grey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário