segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pq matar??



Olá amores!!!

Na última sexta feira um jovem de 20 anos, aparentemente normal, matou a mãe, saiu de casa e foi até a escola infantil onde a mãe dava aulas e ele mesmo havia estudado e matou 27 pessoas, matando-se em seguida. Adam Lanza, esse era o seu nome. De acordo com pessoas vizinhança, gostava de futebol americano, andar de skate e jogar videogame. Ele não tinha nenhuma passagem pela polícia. Um colega de Lanza lembrou que o rapaz era muito inteligente. “Dava para dizer que ele era um gênio, definitivamente”, contou Alex Israel à CNN. Um motorista de ônibus o descreveu como “um garoto legal, muito educado”. Ao contrário de muitos jovens americanos, Lanza fugia das redes sociais. Até agora não se encontrou nenhuma página no Facebook associada a ele. Enfim...um garoto tímido sim, mas aparentemente normal como tantos que vemos todos os dias pelo mundo.
A pergunta que me faço e faço a cada um de vcs é:
O que faz um garoto aparentemente normal, bem educado, pegar uma Glock 10 mm, uma Sig Sauer 9 mm, e um fuzil Bushmaster- usado em quase todas as mortes, e uma quarta arma que foi encontrada no carro que ele dirigiu até a escola, matar a própria mãe, matar 20 crianças e mais adultos no total de 27 pessoas??
Faço essa pergunta pq já vi casos assim aqui no Brasil de pessoas que surtam, assim como em outros lugares do mundo, mas o que me deixa pasma é a quantidade de vezes que isso acontece nos EUA. Para termos uma base vou postar aqui os casos mais falados nos últimos 20 anos:


5 de agosto de 2012: Um tiroteio ocorrido em um templo da religião Sikh em um subúrbio de Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, deixou 7 mortos e três feridos graves. Um dos mortos foi o artirador.
20 de julho de 2012: 12 pessoas foram mortas e 40 ficaram feridas em um tiroteio num cinema que exibia o terceiro episódio da série Batman, em Aurora, Denver (Colorado).
2 de abril de 2012: um coreano de 43 anos mata sete pessoas na Universidade religiosa de Oikos (Califórnia), antes de se entregar à polícia. O atacante assassinou metodicamente suas vítimas depois de alinhá-las contra um muro.
12 de outubro de 2011: no balneário de Seal Beach (Califórnia), um homem, que tinha problemas com sua ex-esposa pela custódia do filho, abre fogo no salão de cabeleireiros onde ela trabalhava, deixando oito mortos.
3 agosto de 2010: um homem que tinha problemas com seus empregadores mata oito colegas em uma empresa de distribuição de cerveja em Connecticut (nordeste), antes de suicidar-se.
20 janeiro de 2010: um homem mata oito pessoas durante um tiroteio na Virgínia (leste), e se rende após uma caçada humana na qual participam 150 policiais.
5 de novembro de 2009: um psiquiatra militar de origem palestina é o autor do maior tiroteio já registrado em uma base militar americana, matando 13 pessoas e ferindo 42.
3 de abril de 2009: um vietnamita abre fogo em um centro de imigrantes em Binghamton (Estado de Nova York), matando 13 pessoas.
10 de março de 2009: um homem desequilibrado mata dez pessoas, entre elas sua mãe, em três cidades do Alabama (sul), antes de voltar a arma contra si mesmo.
24 de dezembro de 2008: um homem fantasiado de Papai Noel abre fogo contra os convidados de uma festa, matando nove pessoas. Depois também se mata.
16 de abril de 2007: um aluno de 23 anos de origem coreana mata 33 pessoas antes de se suicidar na Universidade de Virginia Tech, em Blacksburg (Virgínia). O massacre é o pior da história dos Estados Unidos em tempos de paz.
21 de março de 2005: em Red Lake (Minnesota), um adolescente de 16 anos mata em sua escola nove pessoas, entre elas cinco estudantes de ensino médio, e depois se suicida.
29 de julho de 1999: depois de matar a esposa e os dois filhos, um especulador da bolsa de 44 anos abre fogo em duas firmas de corretagem em Atlanta (Geórgia), matando nove pessoas, e depois se suicida.
20 de abril de 1999: em Littleton (Colorado), dois estudantes do ensino médio abrem fogo no colégio Columbine. Doze estudantes e um professor são mortos. Os dois jovens assassinos se suicidam.
16 de outubro de 1991: um homem mata 22 pessoas em um restaurante de Killeen (Texas) e deixa outros 20 feridos antes de se suicidar.
(Fonte: g1.globo.com)

Já li inúmeras reportagens e entrevistas de especialistas tentando explicar cada um desses casos mas, por mais que eu leia, que até concorde com alguns deles algo em mim, na minha mente, coração e alma não consegue entender o pq disso. O pq de tantos casos assim nos EUA. Muitos alegam que se houvesse um maior controle na venda de armas diminuiriam os casos. Talvez sim. Mas acredito na minha humilde opinião que a coisa é muito mais complicada que isso.
Não vou ficar aqui especulando sobre o assunto pq acabaria por escrever bobagens, mas como ser humano e mãe coisas como o que aconteceu na escola Sandy Hook em Newtown, Connecticut, na última sexta me deixa extremamente chocada, triste e me faz ver que essa nossa "admiração" pelo jeito americano de viver e ser está totalmente equivocada. Vivemos num país com problemas sim mas um país alegre, de gente na sua grande maioria pobre, mas onde vc raramente assiste a situações deprimentes como essa, e mesmo quando vemos coisas parecidas encontramos alguma explicação plausível para o ocorrido.
Minha solidariedade aos pais dessas crianças.

Tenham um bom dia amores.

Famke Grey.

Um comentário:

  1. Bom tia Nao tenho muito a falar sobre isso nao foi muito triste e dado os dados do rapaz tia so penso numa coisa falta de Deus nos coraçoes tia a senhora disse tudo no Brasil quase nao vemos coisa assim tia porem coisas que diferencia nos dos americanos e dos demais povos a busca na fé tia temos sim muitos problemas porem uma fé enorme que nos move pra frente nao importa o credo religioso mais sim a fé aquela fé que arde e queima em nossos coraçoes sem deixar tia que os pensamentos mal nos consumame isso que falta Deus no coraçao das pessoas dos EUA nao que la nao tenha tem sim mais precisa de mais gente disposta a orar precisa sim rever as leis sobre as armas e sim tomar mais cuidado com seus jovens por tras de toda a timidez toda pessoa quieta pode carregar grandes dores grandes ferida e chega uma hora que essa dor e essas feridas sao porta para o mal agir embora muita gente diga que nao existe o mal existe sim enfim as pessoas precisam se pegar mais com Deus ter alguma coisa pra acreditar e cuidar melhor dos seus jovens e em pensar mesmo em nao perde o posto de maior potencia comercial do mundo

    ResponderExcluir