sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AP 470 ou O Julgamento do Mensalão



Olá amores!!!

Foi iniciado nesta quinta feira 02/08/2012 o julgamento da ação penal 470 mais conhecido como julgamento do mensalão.
Os brasileiros em geral e os que realmente tentam se manter informados sobre a politica no país esperavam ansiosamente pelo início desse julgamento. Já não era sem tempo. Só para a instrução do mesmo levou-se 5 anos.
A coisa já começou com algumas "artimanhas" para tentar protelar a finalização do processo mas tudo indica que dessa vez a coisa vai andar.
O eminente jurista Márcio Thomáz Bastos ( jurista que apesar do feito merece todo o nosso respeito pela seu conhecimento do direito) pediu logo no começo o desmembramento do processo para que só os políticos envolvidos fossem julgados pela casa e os demais réus pela justiça comum, felizmente por 9 votos a 2 ficou decidido que o julgamento continuará no STF.
Quem tem TV a cabo tem a muito pouco assistida Tv Justiça, eu assisti as duas primeiras horas do julgamento e foi triste ver essa tentativa de protelar o que é certo. O relator da ação, o ministro do STF Joaquim Barbosa se estressou com o ministro Ricardo Lewandowisk revisor da ação, e chegou a dizer que ele estava sendo desleal com o STF ao defender o desmembramento depois de 2 anos e meio como revisor e do assunto ter sido amplamente discutido pelos ministros em várias sessões anteriores. Palmas para o relator, ganhou o meu respeito.
Resumindo os acontecimentos de ontem:
- Foi lida pelo relator a acusação
- O revisor concordou com o que foi lido
- E o presidente do STF, ministro Ayres Britto, encerrou às 19h34 a primeira sessão de julgamento.
Se algum de vcs quiser saber detalhes maiores pode encontrar aqui, inclusive o que foi o mensalão, todos os envolvidos e o papel de cada um no caso
v
http://g1.globo.com/politica/mensalao/cobertura/

O que mais importa para mim pessoalmente é ver ao menos o Sr José Dirceu, José Genuíno e, se possível a corja toda condenados exemplarmente. Eu sou uma otimista por natureza e quero crer que os srs ministros vão fazer a parte deles e mostrar que nosso país ainda tem jeito. O PT tem tentado durante todos esses anos em que foi montado o processo difundir a ideia de que o mensalão foi uma "farsa" para denegrir a imagem do partido e dos seus "homens fortes". Dizer isso é uma afronta a democracia, é chamar de idiotas todos os brasileiros. O mensalão existiu sim e os "homens fortes" do PT operaram o que foi uma sofisticada organização criminosa encabeçada pelo então ministro José Dirceu.
Espero de coração que meus netos quando forem estudar esses fatos em suas futuras aulas de História do Brasil venham a se orgulhar do nosso país e das punições dadas a esses criminosos travestidos de políticos  e de grandes benfeitores do país. Quero que eles saibam que na democracia, todas as pessoas estão sujeitas à fiscalização, ao controle, à responsabilização, e há órgãos dispostos a isso. Não serão os partidos políticos nem seus dirigentes que vão dizer o que é crime e o que não é crime. Quando eles querem transmitir um ar de que não aconteceu nada, estão indo para o reino da fantasia.

Tenham uma ótima sexta feira amores

Famke Grey.


3 comentários:

  1. [b] Espero mesmo que as coisas melhorem mamuska e a cabeça das autoridades volte de frente realmente para o justo,pq so as ações do governo podem influenciar beneficamente na vida da popilação brasileira massacrada por tantos corruptos e decadentes incidentes repetidos por decadas de governo ...

    ResponderExcluir
  2. O grupo é acusado de ter mantido um suposto esquema de desvio de verba pública e pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo Lula. O tribunal vai analisar acusações relacionadas a sete crimes diferentes: formação de quadrilha, lavagem ou ocultação de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, evasão de divisas e gestão fraudulenta. Agora me veio uma pergunta na cabeça, e o Lula? Ele não sabia de nada? Ou apenas querem manter sua boa imagem de ex-presidente da República Fderativa do Brasil? O que me deixou mais bestificada foi o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, que defende um dos réus na ação penal do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que acredita que em eventuais condenações os réus não serão presos imediatamente.
    Os réus do processo não estão comparecendo no julgamento no STF, que começou na última quinta-feira.
    Mas, Bastos afirma que a ausência dos réus nada tem a ver com a possibilidade de prisão em caso de eventual condenação no fim do processo. E alguém acredita? Iso ficou mais que notório a real intenção deles.Um advogado como o Srº Tomaz Bastos, não deveria ser defensor de ninguém, pois já foi procurador da República e não pode defender quadrilha de ladrões. Digo mais o mensalão vivou um gigantesco circo! E infelizmente, os verdadeiros responsáveis, os de maior escalão, nada acontecerá. Desculpe-me, mas não acredito que isso terá um final feliz para o povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Demais informações sobre o caso:
    O julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) retomado às 14h30 desta segunda-feira (6), entra em nova fase. Depois da exposição do Ministério Público na última sexta (3), os advogados de defesa dos 38 réus tentam contestar as acusações que pesam sob seus clientes.

    Serão cinco advogados por dia, segundo a ordem da denúncia, e cada réu terá direito a uma hora. Nesta segunda, falarão os defensores do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, do ex-presidente do PT José Genoino, do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e dos publicitários Marcos Valério e Ramon Hollerbach.

    A principal linha de defesa de Dirceu, desenvolvida pelo advogado José Luis de Oliveira Lima, é que não há provas contra ele. Argumenta ainda que o então ministro se afastou dos assuntos do PT quando assumiu o cargo no governo em 2003, e que, por isso não tinha conhecimento das articulações político-financeiras da legenda.

    O advogado de José Genoíno alegará que ele assinou sem ler os contratos de empréstimos do Banco Rural, confiando na legalidade do que era negociado pelo então tesoureiro Delúbio Soares.

    Arnaldo Malheiros Filho, que defende Delúbio, alegará que o ex-tesoureiro contraiu os empréstimos para saldar dívidas de campanha não contabilizadas do PT, o chamado caixa dois. Ele negará que os empréstimos tivessem o objetivo de comprar apoio político dos partidos da base aliada, principal linha de acusação do Ministério Público.

    O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, confirmará a versão do caixa dois, enquanto Hermes Guerrero, o advogado de Ramon Hollerbach, dirá que não há evidências de que seu cliente participou do esquema. Hollerbach era sócio de Valério na SMP&B Comunicação.

    A fase da exposição dos advogados deve terminar no dia 15 de agosto. Na última sexta-feira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a absolvição do ex-ministro de Comunicação Social Luiz Gushiken e do ex-assessor do PL (hoje PR) Antonio Lamas por falta de provas. Ainda assim, eles continuam réus no processo e seus advogados poderão falar em sua defesa.

    Edição: Alberto Coura


    OBS: Estou pasma com a alegação do advogado do José Genuíno. Alegar que assinou os contartos de emprésdtimos sem ler? Confiando inteiramente em seu tesoureiro Delúbio Soares? Quem em sã cosciência faz algo assim? Contratos sempre devem ser lidos antes de serem assinados, isso todo munda já sabe. Porém, fundamentar uma defesa com esse tipo de argumento falho é uma palhaçada só. Quero ver se alguém acreditará nisso. Contudo se acreditar, passaremos então a crer na existência do coelhinho da páscoa e do caro sr. noel!!!!

    ResponderExcluir