terça-feira, 18 de junho de 2013

E o gigante finalmente acordou...


Olá amores!!!

Ontem as ruas de várias cidades foram tomadas por manifestantes em protesto contra várias coisas. Tarifas de transporte público abusivas foram o estopim, mas são muitas coisas que fazem com que o povo vá as ruas e grite por mudanças. Saúde e educação melhores são duas outras reivindicações.
Mas quero falar hoje do que vi pela TV ontem a noite e hoje pela manhã.
No Rio foram mais de 100 mil pessoas para as ruas e se manifestaram de uma forma linda e em São Paulo segundo a mídia foram quase 70 mil. Em Sampa houve pela manhã de ontem uma reunião entre dirigentes dos protestos e os responsáveis pela segurança pública que fez a passeata de Sampa me lembrar de uma outra manifestação (da qual fiz parte), a das diretas já e mais tarde a dos caras pintadas. Foi lindo ver os manifestantes e a polícia (que tbm é povo) andando juntos e em paz pelas ruas da cidade onde nasci e vivi 47 anos da minha vida. Uma das coisas que mais me chamou a atenção e me deixou feliz foi ver o povo se manifestando contra as bandeiras de partidos políticos e deixando claro que essas manifestações nada tem a ver com política e sim com o direito do trabalhador, do eleitor, de se manifestar quando entende que está sendo lesado pelos que o governam.
Mas infelizmente (no caso de Sampa só no final) tanto em uma como em outra apareceram os arruaceiros de plantão e começaram a quebrar, xingar e fazer o vandalismo que é a única coisa que lhes importa.
No Rio eles foram preparados para acabar com o que era uma festa linda, armados de coquetéis molotov, pedras, paus e afins. Quebraram não só o prédio da assembléia mas tbm agências bancárias e picharam vários prédios que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Rio. Em Sampa no portão do Palácio dos bandeirantes tentaram arrombá-lo, tbm jogaram garrafas, pedras e outros, numa clara manifestação de vandalismo e desrespeito aos que ali estavam para verdadeiramente protestar.
Houve uma cena do Rio, que vi agora pela manhã que aqueceu meu coração: um policial foi perseguido pelas ruas por esses marginais e um manifestante (este de verdade) tentou de todas as formas proteger o policial, se colocando inclusive por cima dele para evitar que o chutassem e machucassem ainda mais e depois ajudou os outros policiais a tirarem ele dali. E assim como este vários manifestantes verdadeiros tentaram de todas as formas pararem com o absurdo que eles cometiam.
O mais importante nisso tudo foi ver a clara divisão entre quem quer realmente protestar pelos seus direitos e quem quer fazer arruaça e bagunça, incentivados por esses politiqueiros que só visam poder, votos e consequentemente dinheiro.
Dou aqui meus parabéns aos verdadeiros manifestantes que mais uma vez mostram que o povo brasileiro tem poder sim para mudar as coisas se quiser.
Dou parabéns a polícia de Sampa que optou pelo dialogo a saiu junto com os manifestantes pelas ruas numa passeata digna do povo da minha cidade.
E deixo aqui um recado a Sra Presidente e aos Governadores e Prefeitos das cidades onde estão ocorrendo manifestos:
Abram seus olhos. Parece que o gigante adormecido, finalmente acordou.

Tenham um ótimo dia

Famke/Cecí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário