quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vida produtiva e feliz.




Olá amores!!!

Conversando com um amigo ontem falamos sobre problemas
que podem limitar a nossa vida mas que mesmo os tendo,
a gente pode e deve ter uma vida produtiva e feliz.
Eu no caso tenho Febre reumática que popularmente se chama de
Reumatismo no sangue, desde os 14 anos.
É uma doença que ataca articulações, coração e sistema nervoso,
inflamando-os. A doença manifesta-se em 3% da população.
Atinge especialmente crianças de cinco a 15 anos, é rara após os
20 anos e dificilmente um adulto tem um primeiro surto.
Manifesta-se tanto em meninos quanto em meninas, com predominância
discreta entre elas.(O que quebra o tabu de pessoas que
acham que reumatismo é doença de velho. Quem pensa assim só
mostra a sua imensa ignorância)
Hoje tenho 49 e sou hipertensa, o que tbm pode limitar as atividades.

Esse meu amigo tem uma pessoa da familia que tem Lúpus.
É uma doença autoimune, ou seja em que o próprio sistema imunológico
causa danos ao organismo, e atinge 1 a cada 194 pessoas (0,51%).
Existem várias formas de lúpus
Lúpus discóide - É sempre limitado à pele. É identificado por lesões
cutâneas que aparecem na face (60%) ou outras áreas expostas a luz solar (40%).
Lúpus sistêmico - Costuma ser mais grave que o Lúpus Discóide
e pode afetar quase todos os órgãos e sistemas.
Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele
e nas articulações, em outras pode haver acometimento dos
rins, coração, pulmões ou sangue.
Existe tbm o lúpus eritematoso induzido por drogas.
A pessoa pode adquirir com o uso de determinados medicamentos ou drogas.

Conversando com ele pensei na vida que tive até hoje,
sempre fiz tudo que queria e gostava, nunca me deixei limitar.
Ele me contou sobre essa pessoa muito querida por ele
que é um exemplo de vida e atitude pq tbm não se deixa
limitar pela doença e vive uma vida plena e produtiva.
Assim como eu e essa outra pessoa, milhares de pessoas no
mundo tem doenças chamadas de degenerativas como,
Diabetes - É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente
da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer
adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é
responsável pela manutenção do metabolismo da glicose.
A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e,
consequentemente, diabetes.
Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia)
de forma permanente.
Existem dois tipos,
Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina,
em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos
atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca
de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina.
Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
(a filha de uma amiga tem desde os 3 anos de idade).

Artrite -  É uma inflamação da articulação, que provoca dor, limitação
de movimento e até deformidades, podendo afetar adultos,
em qualquer idade, e crianças.

Esclerose múltipla - o sistema imunológico começa a agredir
a bainha de mielina, que recobre os neurônios e isso compromete a
função do sistema nervoso. A característica mais importante da
esclerose múltipla é a imprevisibilidade dos surtos.
Em geral, a doença acomete pessoas jovens, entre 20 e 30 anos,
e provoca dificuldades motoras e sensitivas.

O que gostaria de dizer aqui é que as pessoas podem viver bem e
felizes desde que queiram isso. Desde que se importem em viver bem
em vez de viver pensando em maneiras de prejudicar o próximo,
em maneiras de agredir o outro.
Não se deixe contaminar pelos maus pensamentos ou pelos maus
conselhos de quem na realidade não te quer bem.
Podem dizer que sou meio Pollyanna, mas prefiro mil vezes ser assim
do que ser pessimista. Eu me amo e em consequência consigo amar
as pessoas sem querer o mal delas.
Podemos ter vidas produtivas e ainda ser generosos com as pessoas.
Isso com certeza vai fazer bem ao mundo mas vai fazer ainda mais por vc.
Pensem nisso.


Tennham um dia abençoado amores!!!

Famke grey.

Um comentário:

  1. Lúpus sistêmico...
    é a doença da filha desse amigo..que sou eu..e não me importo de me identificar e expor isso aqui, pq eu sei que de pequenos comentários, que podem vir grandes atitudes e mudanças de vida..
    sim, minha filha, 13 anos, tem lupus sistêmico, ficou 3 meses em uma UTI, sem diagnóstico, pq o lúpus exige que 4 sintomas entre 10 estejam ocorrendo pra que possam poder tratar especificamente, e ela fez terapia medicamentosa para todas as doenças auto-imunes, antes de eu retirar ela do hospitral que estava, em uma UTi do ar, pra que minha filha se salvasse, ja desacreditada pelos médicos, pq nao tinham um diagnóstico para tratarem..
    uma noite, eu ao lado dela, depois dela ter tido uma parad e 2 vasculites, ela virou pra mim e disse...

    PAI, não me deixe morrer..
    na mesma hora retirei ela daquele hospital, colopquei em uma UTI do ar e levei pra um centro especializado, em 3 dias minha folha estava ja sendo tratada corretamente..

    Lúpus tem cura?..não, vai ser fatal para ela, no futuro sim, pq agride cosntatemente os orgãos vitais,e mesmo com tratamento, eu sei que minha filha pode não chegar a idade que estou...

    mas se perguntem se ela gosta de viver?..ela ama, perguntem a ela se é feliz..ela vai dizer.MUITO!
    perguntem a ela qual a menor nota escolar que ela tirou na vida..
    Ela vai dizer, me desculpe tia, mas eu tirei um 9,5 e chorei na sala...
    hj ela anda de bicicleta, vai em shows, toma banho de psicina, em horários que nao tenha sol forte, pq ela nao pode se expor a raios solares intensos, mas a minha filha É FELIZ!

    e vive a vida dela plenamente como toda criança...fazendo planos para o futuro, mesmo sabendo que ele pode ser interrompido ao longo dos anos...

    Obrigado Famke, por dar esse espaço, as vezes temos de desabafar as nossas dores, não que eu queira dividir meus pesos com meus amigos, minha filha nunca foi e jamais será umpesso pra mim, e sim um exemplo a ser seguido de como é bom viver a vida, mesmo com tantas limitações..

    escu..

    ResponderExcluir