Morreu ontem Oscar Niemeyer.
Dispensaria maiores comentários somente pelo conjunto da obra mas se faz necessário falar algo sobre esse homem que foi um exemplo de homem trabalhador e apaixonado pela profissão que escolheu.
Vi alguns comentários aqui e ali, principalmente de pessoas mal informadas que acham que a única coisa que ele fez foi projetar Brasilia. Ledo engano e grande ignorância de quem pensa assim.
Niemeyer tem inúmeras obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo afora, que muitos parecem nem saber que são dele. Fora o fato de que através dele, do seu sucesso dentro e fora do nosso país, muitos grandes arquitetos tem hoje uma profissão de sucesso tbm, por terem trabalhado e aprendido com ele, que foi um verdadeiro mestre na sua arte.
Para os mal informados uma lista das suas principais obras,
com nome, local e data:
http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI2154107-EI3615,00-Veja+relacao+de+obras+de+Oscar+Niemeyer.html
Poucos sabem mas o projeto da sede da ONU em Nova York é dele. Um dos edifícios mais conhecidos do mundo.
É gente, Brasília foi apenas uma das muitas coisas que fez esse homem que viveu 104 anos e até o dia 2 de novembro, quando foi internado pela última vez vindo a falecer na noite de ontem, ele ia ao escritório todos os dias para trabalhar, mesmo não tendo necessidade de faze-lo.
Segundo o neto do arquiteto a morte da filha única Ana, em junho último, abalou as forças de Niemeyer e ele não foi mais o mesmo desde então.
Não vou me prolongar mais.
Deixo aqui a minha pequena homenagem a este homem que para mim foi um exemplo do que deve ser um homem, trabalhador. Mesmo com a fama e o dinheiro nunca deixou de trabalhar, de produzir coisas belas para que os nossos olhos possam se iluminar.
Vá em paz.
Famke Grey.
Nenhum comentário:
Postar um comentário